Barroso anuncia que STF irá distribuir gravatas e lenços como forma de retribuir os presentes recebidos pela Corte.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou nesta quinta-feira (6) o lançamento de gravatas e lenços exclusivos com o emblema da Corte, destinados a presentear autoridades em visitas institucionais. Em tom descontraído, Barroso referiu-se à iniciativa como a criação do “departamento STF fashion”.
As gravatas, de tonalidade azul e adornadas com o símbolo do STF, foram utilizadas pelos ministros durante a sessão, enquanto a ministra Cármen Lúcia exibiu o lenço correspondente. De acordo com informações do tribunal, cada gravata tem um custo unitário de R$ 384.
Barroso explicou que a medida visa retribuir os presentes recebidos de chefes de Estado, chefes de Poderes e representantes de outros países que frequentemente visitam o STF. “Concebemos, assim, uma forma bonita, simbólica e barata de retribuir, com gravata e lenço com estampa do tribunal”, afirmou o presidente.
Além dessa iniciativa, na terça-feira (4), o ministro Barroso inaugurou o Espaço do Servidor, um ambiente projetado para atender às novas demandas de trabalho na Corte. O espaço conta com salas de reunião, cabines de trabalho individuais, áreas para cursos e palestras, além de estações de trabalho em formato de coworking, visando promover a valorização, qualificação e bem-estar dos servidores do STF.
O presidente destacou a importância de acompanhar as mudanças no perfil de trabalho no Tribunal, que se adaptou ao trabalho remoto, mas ainda necessita de espaços para interação presencial. “Sou a favor do remoto em muitas circunstâncias, mas a presença física ainda faz muita diferença”, ressaltou Barroso