Bolsonaro diz que participará de ato em 16 de março no RJ e pauta será anistia e impeachment

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou neste sábado, 15 de fevereiro de 2025, sua participação em manifestações programadas para o próximo dia 16 de março. Em entrevista ao canal Brazil Talking News, Bolsonaro afirmou que estará no Rio de Janeiro durante os atos, que têm como pautas principais a anistia para os presos do 8 de janeiro, o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras “questões nacionais”.

“Eu devo estar no Rio de Janeiro. [A pauta] Vai ser o quê? Anistia e as questões nacionais. Outros vão ser impeachment, outros vão ser outro assunto qualquer”, declarou Bolsonaro ao final da entrevista.

O ex-presidente também comentou sobre os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Bolsonaro afirmou: “Nós sempre colaboramos e participamos de forma civilizada, tanto é que o que aconteceu no 8 de janeiro não é do nosso lado, aquilo foi quebrado antes do pessoal chegar ali perto”, contrariando imagens que mostram manifestantes bolsonaristas envolvidos nos atos de vandalismo.

A convocação para os atos ocorre em meio à expectativa de que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente nos próximos dias uma denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Além disso, a PGR avalia denunciá-lo em investigações sobre fraude no cartão de vacinação e na tentativa de incorporar joias da Presidência ao seu acervo pessoal, casos revelados por reportagens do Estadão.

Apoiadores de Bolsonaro se entusiasmaram neste sábado após Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos e proprietário da plataforma X, compartilhar uma publicação na rede social mencionando uma “onda nacional de protestos” em mais de 120 cidades brasileiras no dia 16 de março.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu à postagem de Musk: “Elon Musk usando o X para comandar um protesto de bolsonaristas aqui no Brasil. Essa gente do inelegível não tem noção do que seja a palavra soberania. Bater continência para bandeira dos EUA é pouco. Querem entregar de vez o País e nem se envergonham disso”, escreveu a petista.

As manifestações convocadas por Bolsonaro e seus apoiadores prometem intensificar o clima político no país, especialmente diante das investigações em curso e da recente queda de popularidade do governo Lula, conforme registrado pelo Datafolha.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.