8 de Janeiro: Autoridades argentinas emitem ordens de prisão contra 61 brasileiros

A Justiça da Argentina emitiu ordens de prisão para 61 brasileiros acusados de envolvimento nos episódios de 8 de janeiro de 2023, conforme reportagem publicada pelo portal UOL nesta sexta-feira (15). As ordens foram expedidas pelo juiz Daniel Rafecas, da 3ª Vara Federal, após o Brasil enviar os pedidos formais de extradição.

Até o momento, dois brasileiros foram detidos na Argentina e aguardam as audiências que definirão os trâmites para suas extradições, com possibilidade de recurso na Suprema Corte do país. Entre os detidos está Joelton Gusmão de Oliveira, preso na quinta-feira (14) em La Plata, província de Buenos Aires. Oliveira, que foi condenado no Brasil a 17 anos de prisão, foi capturado enquanto tentava renovar seu pedido de asilo no Departamento Geral de Migrações. Sua esposa, Alessandra Faria Rondon, que também recebeu a mesma condenação, conseguiu evitar a prisão até o momento.

Dados fornecidos por meio da legislação local de acesso à informação indicam que, até outubro deste ano, 185 brasileiros haviam solicitado refúgio na Argentina. No entanto, o governo argentino, por meio de seu porta-voz Manuel Adorni, declarou ao UOL que cumprirá rigorosamente as decisões judiciais referentes aos pedidos de extradição.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.