A onda de calor ganha força e se espalha por todo o país, com previsão de persistir até março.

Uma nova onda de calor está se formando e promete afetar boa parte do Brasil, com temperaturas superiores à média para esta época do ano. O fenômeno, que deve começar na Região Sul nesta última semana de fevereiro, se estenderá até a primeira semana de março, atingindo também as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

De acordo com o portal Meteored, as temperaturas no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (24/2), podem chegar a 35°C durante a tarde. A onda de calor, que seguirá para o Sudeste e Centro-Oeste, virá acompanhada de tempo seco e chuvas irregulares, dificultando a propagação das precipitações por todo o país.

Na primeira semana de março, as temperaturas podem alcançar marcas extremas, variando entre 37°C e 39°C em várias regiões, como o centro do Rio Grande do Sul até Porto Alegre, o oeste e noroeste de São Paulo, o Triângulo Mineiro, o norte de Minas Gerais, o interior do Nordeste e áreas entre o nordeste do Mato Grosso do Sul e o sudoeste do Mato Grosso. Enquanto isso, o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo devem registrar temperaturas em torno de 34°C, 36°C e 33°C, respectivamente.

A expectativa é que apenas na segunda semana de março as condições térmicas mudem, com a chegada de chuvas mais regulares nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Essa será a terceira onda de calor no Brasil desde o início de 2025, sendo as duas anteriores registradas em janeiro e fevereiro, no Rio Grande do Sul.

Alertas do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para a nova onda de calor que atingirá o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta segunda-feira (24/2). Além dos avisos relacionados ao calor, o Inmet também emitiu cinco alertas para tempestades, sendo três em nível laranja, o que indica “perigo”, e dois em amarelo, que apontam para o “perigo potencial”. No total, 19 estados de todas as regiões do país estão sob alerta para chuvas, com risco de tempestades.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.