Argentinos ‘bombam’ vendas da Havan em SC

O litoral de Santa Catarina tem vivenciado um aumento expressivo no número de turistas argentinos durante este verão, o que tem impulsionado significativamente as vendas em diversas redes varejistas da região. A Havan, por exemplo, registrou um fluxo intenso de clientes argentinos em suas lojas, especialmente nas unidades de Capão da Canoa (RS) e Foz do Iguaçu (PR), onde, desde o final de dezembro, aproximadamente 90% dos compradores são provenientes da Argentina.
Os produtos mais procurados por esses turistas incluem itens de cama, mesa, banho, moda e eletrodomésticos, aproveitando a vantagem cambial atual. Em Florianópolis, a loja da Havan localizada no Norte da Ilha alcançou 140% da meta de janeiro. “Os argentinos vêm para comprar em grande quantidade e saem com os carrinhos lotados”, comentou Juliana Olimpio da Silva, gerente da loja. Até o dia 7 de fevereiro, a unidade já havia atingido 40% da meta mensal.
Em Porto Belo (SC), a situação é semelhante. A gerente Franciele Lurdes Lunardi destacou: “Fizemos um janeiro surpreendente. Ano passado já foi bom, mas este ano superou todas as expectativas.”
A valorização do peso argentino em relação ao real nos últimos meses criou condições favoráveis para os argentinos realizarem compras no Brasil, revertendo a tendência turística que predominava até o início de 2024.
A Decathlon, rede de artigos esportivos, também tem sentido esse impacto. A unidade de Florianópolis recebe entre quatro e cinco mil clientes por dia, sendo 90% deles argentinos. Os turistas buscam principalmente eletrodomésticos como fritadeiras, liquidificadores e televisores, que chegam a custar até 50% menos do que na Argentina. Esse movimento colocou a loja brasileira como líder mundial em faturamento, mesmo com a rede operando em 76 países e mais de 1.700 lojas.
A expectativa é de que esse fluxo de turistas argentinos se mantenha forte até março, quando muitos retornarão ao seu país de origem. Além das redes varejistas, setores como bares e restaurantes também têm se beneficiado desse aumento no turismo, contribuindo para aquecer a economia local durante a temporada de verão.
Para mais detalhes sobre o impacto dos turistas argentinos nas vendas da Decathlon em Florianópolis, confira a entrevista com Morgana Peres, diretora da loja: