Bolsonaro afirma não ter qualquer preocupação com as acusações contra ele

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (12) que não está preocupado com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele. A investigação aponta seu suposto envolvimento no planejamento de uma trama golpista após o resultado eleitoral de 2022.
“A preocupação sobre o que eu estou sendo acusado é zero”, declarou Bolsonaro em conversa com jornalistas. A declaração foi feita ao lado do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, durante o primeiro encontro entre os dois desde fevereiro do ano passado. A reunião foi possível após a revogação da medida imposta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que proibia contato entre ambos, inclusive por meio de advogados.
Bolsonaro classificou as alegações da denúncia como “infundadas” e afirmou que houve “uma ginástica para fazer essa acusação”. A PGR denunciou o ex-presidente pelos seguintes crimes:
- Organização criminosa armada;
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Golpe de Estado;
- Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima;
- Deterioração de patrimônio tombado.
A defesa de Bolsonaro apresentou uma manifestação ao STF solicitando que o julgamento ocorra no Plenário da Corte, e não na Primeira Turma. O ministro Alexandre de Moraes encaminhou as manifestações de Bolsonaro e dos demais denunciados ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, que tem até a próxima sexta-feira (14) para se posicionar sobre o caso.