Bolsonaro agradece Milei por recepção a apoiadores condenados pelo 8/1

Bolsonaro agradece Milei por acolhida a apoiadores condenados pelos atos de 8 de janeiro
Durante participação na Cúpula Conservadora CPAC em Buenos Aires, nesta quarta-feira (4), o ex-presidente Jair Bolsonaro agradeceu ao presidente argentino Javier Milei por receber apoiadores condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Em um vídeo transmitido na conferência, Bolsonaro exaltou o gesto do líder argentino.
“Esse ato teu, generoso, de acolher esses condenados politicamente, esses refugiados que estão aí, nós, brasileiros de bem, não esqueceremos”, afirmou Bolsonaro.
Bolsonaro aproveitou a ocasião para negar envolvimento em um suposto plano golpista investigado pela Polícia Federal. “Tudo o que eu fiz no final de 2022 foi pressionar a Justiça Eleitoral para que observasse certas incongruências”, declarou.
A CPAC, que reúne líderes e personalidades conservadoras, também contou com a participação de figuras como Lara Trump, copresidente do Comitê Nacional Republicano e esposa de Eric Trump, e Santiago Abascal, líder do partido conservador espanhol Vox. O estrategista de extrema direita Steve Bannon enviou um vídeo enaltecendo Milei e a “luta patriótica” na América do Sul.
Esta é a primeira edição da CPAC realizada na Argentina, destacando-se como um palco para articulações internacionais do movimento conservador. Milei, anfitrião do evento, participou de um jantar de gala com os organizadores e será responsável pelo discurso de encerramento da conferência.
A justiça argentina, entretanto, mantém uma posição firme em relação a brasileiros envolvidos nos atos golpistas de 2023, com a prisão de 61 indivíduos alvos de pedidos de extradição ordenada em novembro.