Confira como será o salário de policiais e bombeiros do DF após o reajuste

O Governo do Distrito Federal (GDF) finalizou a proposta de reajuste salarial para as forças de segurança. Segundo informações obtidas pelo Metrópoles, o aumento pode chegar a 37,9%, dependendo do cargo, visando equiparar as remunerações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) aos salários da Polícia Federal.
O reajuste está previsto para ser pago em duas parcelas: a primeira em setembro de 2025 e a segunda em maio de 2026. Com isso, os cargos mais altos das corporações, como delegado de classe especial e coronel, terão salário líquido de até R$ 26 mil.
Aprovação necessária
Para que a recomposição salarial entre em vigor, é preciso o aval do governo federal e a aprovação do Congresso Nacional, uma vez que as corporações de segurança da capital do país são custeadas por recursos da União, por meio do Fundo Constitucional do DF.
Segundo o GDF, o aumento será financiado com os recursos já disponíveis no fundo, sem necessidade de aporte adicional por parte do governo federal.
Envio da proposta ao Planalto
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que a proposta de equiparação salarial das forças de segurança do DF com a Polícia Federal será enviada ao Palácio do Planalto na próxima semana.
O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, destacou que o reajuste contemplará todos os profissionais da segurança pública da capital. “O governador Ibaneis Rocha tem feito uma história muito bonita nessa cidade e a equiparação salarial das forças policiais do DF à Polícia Federal é apenas mais um capítulo. É uma demanda que já dura mais de duas décadas e representa o reconhecimento da importância desses profissionais na manutenção da qualidade de vida na capital do país”, afirmou.
Ferraz também mencionou que a equipe econômica do GDF está se dedicando integralmente para viabilizar essa e outras medidas determinadas pelo governador, como a implementação da tarifa zero no transporte público e a ampliação do fornecimento de refeições nos restaurantes comunitários.
A equiparação salarial dos policiais e bombeiros do DF com a Polícia Federal terá um impacto bruto estimado em R$ 2,4 bilhões, conforme cálculos do GDF.