Lula não aguenta a pressão e vai revoga medidas sobre o Pix

Brasília – O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) a revogação da nova fiscalização do Pix, que havia entrado em vigor em janeiro. A decisão foi tomada após a circulação de informações falsas e distorcidas sobre a medida, o que gerou confusão e pânico entre a população. O comunicado foi feito no Palácio do Planalto, ao lado do advogado-Geral da União, Jorge Messias, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

De acordo com Barreirinhas, nos últimos dias, a manipulação de informações relacionadas ao ato normativo prejudicou milhões de pessoas e comprometeu a confiança no Pix como meio de pagamento. Ele afirmou que a Receita não tolerará o uso indevido do nome e do símbolo do órgão para disseminar fake news ou aplicar golpes.

“Por conta dessa continuidade do dano, da manipulação desse ato da Receita, eu decidi revogar esse ato”, declarou o secretário, enfatizando que a norma virou arma nas mãos de criminosos.

A medida revogada obrigava as instituições financeiras a informar movimentações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e de R$ 15 mil para pessoas jurídicas. A fiscalização incluía transações via Pix e cartões de crédito, permitindo maior controle para coibir sonegação. Contudo, a desinformação em torno da norma gerou um ambiente de instabilidade e prejudicou a população.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.